Home |  Voltar |  A+ a-

CONHEÇA DIVINÓPOLIS

Criado por Agamenon José Siqueira, premiado em um concurso público, e oficializado pela Lei nº - 1.063 de 24/10/1973, o Brasão está contido num hexágono branco, símbolo de uma célula, sugerindo a idéia de cidade. Duas setas apontam para o sentido Leste-Oeste, como símbolo de expansão do núcleo. A parte superior interna, em negro, estiliza a figura de um lingote, representando a presença marcante das siderurgias locais. A engrenagem na parte inferior simboliza a mecânica das oficinas e das indústrias implantadas. Interligando todo o conjunto (célula, setas, lingote, engrenagem), através da cor branca, destaca-se a figura que simboliza o Divino Espírito Santo, numa alusão ao nome da Cidade do Divino.
A Bandeira é o Brasão inscrito num retângulo com cor laranja, símbolo instituído através de concurso público e  oficializado pela Lei nº 1063 de 24/10/1973.

 

Hino Oficial de Divinópolis

Letra e Música: Dr. José Pereira Brasil

 

 

Das terras do Oeste, princesa altaneira

Cidade-Oficina, de filhos leais,

És tu Divinópolis, bem brasileira

Parcela fecunda de Minas Gerais.

Cidade-Esperança, tu sonhas e anseias

Por lindo futuro de veraz grandeza,

Em que colhas tudo o que hoje semeias

Com os olhos em alvo na tua realeza.

Sadio é o civismo que anima tua gente

Afeita ao trabalho, à conquista do pão.

E o Itapecerica, em sua gleba virente,

Deriva em murmúrio que é quase oração.

Fazendo da fé e da fraternidade

Um hino sonoro que só paz ensina,

Do céu foi que veio teu nome, cidade.

Crismando-te ao berço: “Cidade-Divina”.

 

Download do Hino em formato MP3 - clique aqui

 

Obs: "José Pereira compôs o hino a Divinópolis. Como não sabia a teoria musical, Dona Simpliciana transportou o seu hino para a pauta (as linhas melódicas). Mas somente em 1973 o Hino foi exibido em praça pública sendo executado pela Banda Santa Cecília, com a regência do maestro José Geraldo Rocha e com a orquestração do violinista Jacinto Guimarães". (Diário da Tarde 15/07/90).